O tema ‘água’ é considerado um dos mais relevantes no mundo da moda, uma vez que a indústria têxtil consome grandes quantidades do recurso em seus processos e várias regiões do Brasil e do mundo já sofrem com a sua escassez.

Por isso, a preocupação genuína com esse importante recurso natural é um dos valores que o Grupo busca transferir para toda a sua cadeia produtiva (e para a sociedade como um todo) por meio de suas ações.

Anteriormente, já compartilhamos por aqui o que é possível ser feito por cada um para contribuir com a preservação da água no dia a dia. Hoje, o foco será o que uma empresa de moda pode fazer por este recurso. Listamos abaixo algumas das iniciativas já adotadas pelo Grupo.

Confira e conheça cada uma delas.  

- Uma das formas de garantir o uso responsável da água é investir em processos de reutilização, que ajudam a reduzir a quantidade de recursos retirados diretamente da fonte. Nas duas unidades do Grupo Malwee que mais consomem água, a companhia já instalou sistemas de reutilização. 

- Além do processo de reutilização, outra iniciativa que colabora para minimizar os impactos do uso da água pela indústria da moda é a implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes, devolvendo a água para o rio de forma correta. No Grupo, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) instalada na matriz, em Jaraguá do Sul (SC), foi a primeira estação Eco-Biológica de Tratamento de Efluentes Industriais da América do Sul. Para fins de controle de qualidade do tratamento são realizadas análises diárias em laboratório interno e, mensalmente, em laboratório externo credenciado. A eficiência do tratamento de efluentes alcança um patamar de 98% e a água devolvida ao rio Jaraguá tem excelente qualidade, obedecendo aos padrões ambientais exigidos. Junto ao processo de reutilização, a companhia deixa de captar mais de 200 milhões de litros de água por ano do rio Jaraguá. 

- Complementando os processos de reutilização e tratamento, podem ser adotadas novas tecnologias e processos que ajudam a reduzir e otimizar o consumo da água na produção. No Grupo Malwee, a busca por alternativas que permitam fazer moda de forma responsável é constante. Uma delas foi aplicada na etapa de preparação dos tecidos, quando a água é utilizada para a retirada das impurezas presentes na malha. A mais recente diz respeito ao processo de tingimento de artigos em neon, técnica que exige um alto volume deste recurso. Felizmente, o Grupo Malwee encontrou uma alternativa para tingir as peças com a mesma qualidade, mas economizando em até 98% o uso da água.

- Partindo do ambiente interno e criando tendências, como parte do universo fashion, empresas de moda também podem difundir ideias de alternativas mais sustentáveis, fundamentais para todas as áreas e setores e para o dia a dia em casa ou no trabalho. É sempre possível mudar hábitos, adotar novas práticas e fazer mais pelo planeta, pelas pessoas, pelo futuro. 

O Grupo deixa sempre o convite: vamos juntos preservar, abraçando a sustentabilidade com estilo

Comentários